CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA é um órgão interno com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Ela é regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A estruturação dessa comissão é obrigatória, de maneira geral, para aquelas empresas – privadas ou públicas – ou instituições aptas a admitir trabalhadores, além de empregados contratados com carteira assinada.
O principal objetivo da CIPA é prevenir doenças e acidentes no local de trabalho, fornecendo aos colaboradores a segurança necessária para o desenvolvimento das atividades.
A comissão é formada pelos próprios colaboradores, que organizam uma eleição com voto secreto. O período de vigência do mandato é de um ano e permite reeleição.
O profissional ELEITO para atuar na CIPA não pode ser demitido sem justa no período que vai desde o registro da candidatura até um ano após a atuação no cargo.
A CIPA tem reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido. Elas são realizadas durante o expediente normal da Comdep e em local apropriado. Os dias das reuniões, você pode checar neste link.
Além de estabelecer uma cultura organizacional de prevenção à acidentes e doenças, a atuação da CIPA nas empresas garante uma maior integração entre os profissionais, assim como uma conscientização geral.
Titulares Suplentes
Erica Carine Lelis da Silva Sergio Ricardo Neves Pereira
Alexandre Pereira do Nascimento Tarcisio de Souza Gomes
Giovani de Oliveira Chaves Enédio Palhares de Almeida
Vanir Eulálio Pereira Adriano Beatriz
Carlos André dos Santos Pitzer Vanessa dos Santos Vieira Pomim
Alexandre Ferreira Botelho
Eli Albino Barbosa
Reinaldo de Souza Santos
Ilca Cristina Xavier da Silva
José Geraldo Lucas
Acione Ramos Virtuoso
Paula Camila dos Reis
Gessica Pascoal de Oliveira
João Carlos da Silva Leite
Simone da Silva
Vagner Cruz Brito
EVENTOS REALIZADOS NO ANO DE 2024