Petrópolis foi destaque no Seminário de Integração Metropolitana “Juventude 4.0: Entre Telas e Trilhas – Desconectar para Reconectar”, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O município foi premiado com o Programa Etic – Espaços de Tecnologia e Inclusão Comunitária, e também apresentou as ações bem-sucedidas da Comdep no fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude.
Durante o evento, a Comdep teve papel de protagonismo ao apresentar a experiência do projeto Jovem Aprendiz, desenvolvido em parceria com a Firjan. A iniciativa alia inclusão social e profissionalização, contribuindo diretamente para a formação de jovens e para o desenvolvimento econômico e social do município. A atuação da companhia foi reconhecida como exemplo de boa prática na preparação de jovens para o mercado de trabalho.
O seminário reuniu gestores públicos, educadores e lideranças juvenis para debater estratégias inovadoras que incentivem o uso responsável da tecnologia e a construção de competências do século XXI entre jovens da Região Metropolitana.
Além disso, o município foi premiado pelo Programa Etic, desenvolvido pela administração pública. Inspirado nos Gabinetes de Empreendedorismo e Tecnologia (Gets) e adaptado à realidade local, o projeto promove letramento digital, criatividade, empreendedorismo e autocuidado digital para adolescentes e jovens de territórios periféricos e vulnerabilizados de Petrópolis.
Utilizando espaços públicos com infraestrutura tecnológica e metodologias participativas, o Etic estimula o desenvolvimento de competências para a vida e o trabalho, promovendo a cidadania digital e preparando os jovens para os desafios da sociedade contemporânea.