Trabalho inclui abordagens sociais a pessoas em situação de rua e serviços de limpeza e segurança
A Prefeitura promoveu novas ações de zeladoria urbana em Cascatinha e em ruas do Centro, na manhã desta segunda-feira (15/12). O trabalho foi liderado pela equipe da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Guarda Civil e da Comdep. Durante a ação, houve abordagens sociais a pessoas em situação de rua e serviços de limpeza e segurança nos espaços que geralmente são ocupados por essas pessoas.
As ações de zeladoria urbana seguem o estabelecido na ADPF 976, analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios sigam as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR). Entre as medidas, estão ações de fiscalização, manutenção e conservação de áreas urbanas, com respeito e dignidade às pessoas em situação de rua.
Nesta segunda, o trabalho começou pela Rua Hyvio Naliato, em Cascatinha, mas nenhuma pessoa em situação de rua foi identificada. Os pertences encontrados foram preservados. Ainda em Cascatinha, a equipe do serviço de zeladoria urbana promoveu abordagens na Praça da região. Um deles foi orientado a recolher e guardar os pertences, enquanto outro recusou acolhimento.
No Centro, o serviço passou pelas ruas Irmãos D’Ângelo, Vila Macedo, Prudente Aguiar e Epitácio Pessoa e pela Praça da Inconfidência. Também houve abordagens sociais e orientação para recolhimento dos pertences pessoais. Na Vila Macedo, houve recolhimento pela Comdep de lixo e materiais abandonados, como colchonetes, papelão, latões de plástico e de alumínio, garrafas plásticas, embalagens de alimentos e caixa de isopor. Duas malas com pertences pessoais foram recolhidos e levados para o Centro Pop, onde foram armazenados e serão devolvidos caso os donos procurem pela devolução.

